Uma das modalidades de empréstimo mais difundidas no Brasil são aquelas que são concedidas para as pessoas mediante apresentação de cheques pré datados para a garantia do pagamento da parcela. Este tipo de empréstimo foi um dos primeiros que surgiu no Brasil, assim que os talões de cheque acabaram de acesso mais universal. Mesmo que hoje em dia a utilização dos cheques está cada vez mais em desuso, principalmente nas compras do dia a dia, os cheques ainda continuam sendo muito utilizados especialmente para as compras mais caras, onde a pessoa precisa parcelas, e também para os empréstimos.

Diversas empresas que trabalham com serviços de empréstimos possuem esta modalidade onde os clientes podem pedir uma determinada quantia de dinheiro emprestado e paga com os cheques pré datados. Geralmente nesta modalidade de empréstimo o dinheiro acaba caidno na hora da conta de quem está pedindo. Além disso, as taxas de juros costumam ser mais baixas quando a pessoa da um cheque pré datado para o pagamento das parcelas, apesar que os juros mais baixos em termos de empréstimos ainda são os que são oferecidos de forma consignada para aposentados e pensionistas do INSS.

O crédito através dos cheques pré datados são bastante simples de serem conseguidos. Antes de mais nada, os clientes que desejam tirar este tipo de empréstimo não podem ter nenhum tipo de valor em aberto ou ainda seu nome inscrito no SPC ou no SERASA, já que a empresa que vai conceder o empréstimo geralmente consulta antes de liberar para saber se o nome do cliente esta nos serviços de proteção ao crédito. Além disso, os clientes precisam solicitar os cheques para o seu banco. É importante que as pessoas nunca esqueçam de ter dinheiro na conta dos cheques que estão sendo entregues.